São Mateus - ES

Como solicitar serviços na UFES São Mateus

Como abrir um chamado de ti?

Para abrir um Chamado de ti [TICKET].
- Acesse https://atendimento.ufes.br
- Clique no botão [Abrir Novo Ticket]
- Selecione tópico de ajuda 'CEUNES / informática' e descreva o problema com o maior nível de detalhe possível. Caso seja possível, inclua uma imagem ou foto, além das seguintes informações: patrimônio do equipamento, seu contato, e o prédio e sala onde o equipamento está localizado

Como abrir um ticket de ti?

Para abrir um Ticket será necessário seguir os passos abaixo:
- Acesse https://atendimento.ufes.br
- Clique no botão [Abrir Novo Ticket]
- Selecione tópico de ajuda 'CEUNES / informática' e descreva o problema com o maior nível de detalhe possível. Caso seja possível, inclua uma imagem ou foto, além das seguintes informações: patrimônio do equipamento, seu contato, e o prédio e sala onde o equipamento está localizado

Manutenção de computador?

Para manutenção de computador será necessário abrir um Ticket.
- Acesse https://atendimento.ufes.br
- Clique no botão [Abrir Novo Ticket]
- Selecione tópico de ajuda 'CEUNES / informática' e descreva o problema com o maior nível de detalhe possível. Caso seja possível, inclua uma imagem ou foto, além das seguintes informações: patrimônio do equipamento, seu contato, e o prédio e sala onde o equipamento está localizado

Como obter suporte para equipamentos de informática pessoal?

Consulte tutoriais em https://dtin.saomateus.ufes.br ou entre em contato via suporte.saomateus [at] ufes.br.

Como cadastrar ou alterar dados no Sistema Integrado de Ensino (SIE), Protocolo, Portal Administrativo, Acadêmico e Reservas?

Acesse https://dtin.saomateus.ufes.br/cadastros-e-habilitacao-aos-sistemas-inst... e preencha o formulário.

Como acessar ou conectar a internet EDUROAM?

Com a senha única, siga o tutorial correspondente em https://sti.ufes.br/eduroam.

Onde encontrar orientações para hospedagem de páginas (sítios eletrônicos)?

Acesse https://sti.ufes.br/hospedagem-de-sitios.

Onde encontrar informações sobre o G-Suite UFES?

Acesse https://sti.ufes.br/gsuite.

Como alterar a senha única?

Para alterar a senha única siga as instruções em https://senha.ufes.br/site/alteraSenha.

Como recuperar a senha única ou o acesso?

Para recuperar a senha única acesse https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais.

Como realizar o primeiro acesso com a senha única?

Para o primeiro acesso com a senha única, siga as orientações em https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais.

Não sei minha senha?

Para o primeiro acesso com a senha única, siga as orientações em https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais.

Como ativar a leitura de e-mails pelo gmail.com?

Faça login no gmail.com com o usuário único @ufes.br e siga as instruções em https://senha.ufes.br/site/ativaGmail.

Como identificar problemas com e-mails?

Envie um e-mail teste com cópia para você mesmo. Para abrir um ticket, acesse https://atendimento.ufes.br e selecione 'TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO / E-mail / Institucional'.

Não funcionamento dos conectores de rede instalado

Solicite suporte técnico para verificar a instalação dos conectores de rede e garantir a conexão estável. Entre em contato com a equipe de TI da UFES para uma avaliação.

Suporte técnico para notebook

Para solicitar suporte técnico para notebooks institucionais, entre em contato com o setor de TI da UFES, detalhando o problema encontrado.

Formatação de computador

A formatação de computadores deve ser solicitada diretamente ao suporte de TI, que avaliará a necessidade de backup e reinstalação dos sistemas operacionais.

Problemas em acessar a internet

Para dificuldades de acesso à rede Eduroam, verifique as configurações de rede e as credenciais fornecidas. Caso persista, contate o suporte de TI da UFES para assistência.

Problemas - Pontos de Internet

Se há pontos de internet que não estão funcionando, por favor, entre em contato com o suporte de TI para solicitar manutenção ou inspeção dos cabos e conectores.

Mais pontos de internet e cabos

Para a instalação de novos pontos de internet ou cabos adicionais, encaminhe a solicitação ao departamento de TI para análise e agendamento.

Computador emitindo alerta sonoro

Os alertas sonoros podem indicar problemas de hardware. Contate o suporte técnico da UFES para avaliação e manutenção.

Computador não liga/com defeito

Se o computador não liga, verifique a conexão de energia e, caso o problema persista, contate o suporte técnico para diagnóstico e reparo.

Meu computador está com problema/defeito

Por favor, contate o suporte técnico detalhando o problema do equipamento para diagnóstico e reparo.

Acesso a impressoras e computadores

Para obter acesso a impressoras e computadores da UFES, envie uma solicitação ao setor de TI, especificando os dispositivos necessários.

Monitor não funciona

Verifique as conexões e tente ligar o monitor novamente. Caso o problema persista, entre em contato com o setor de TI para uma avaliação técnica.

Projetor com defeito

Para solicitar a manutenção de projetores, entre em contato com o suporte técnico de audiovisual da UFES, especificando o local e o problema.

Computador reiniciando sozinho

Quando um computador reinicia sozinho, pode haver falhas de hardware. Solicite suporte técnico para investigar a causa e fazer reparos.

Problemas para acessar a internet

Para problemas de acesso à internet, verifique as configurações de rede. Se o problema continuar, entre em contato com a equipe de TI para suporte.

Sistema dos Correios (SIGEP) não abre

Verifique se o sistema SIGEP está atualizado. Consulte o suporte de TI para assistência.

Computador não abre sistema operacional

Se o sistema operacional não inicia, pode ser um problema no disco ou sistema. Contate o suporte de TI para suporte e diagnóstico.

Problemas de conexão de internet

Problemas de conexão de internet podem ser causados por falhas de rede. Para resolver, entre em contato com o suporte de TI da UFES.

Liberação de Acesso a sistemas institucionais

Para liberar acesso a sistemas institucionais, entre em contato com o setor de TI da UFES, especificando o recurso ou sistema para o qual precisa de acesso.

Computador lento

Computadores lentos podem necessitar de manutenção ou atualização de hardware. Abra um chamado em https://atendimento.ufes.br.

Instalação de impressora

Para instalar uma impressora, solicite o serviço ao suporte de TI em https://atendimento.ufes.br, que poderá auxiliar com a instalação e configuração do equipamento.

PC sem acesso ao sistema e rede do ceunes

Problemas de acesso aos sistemas e rede do CEUNES podem estar relacionados às configurações de rede. Entre em contato com o suporte de TI em https://atendimento.ufes.br para verificar e resolver.

Solicitação de manutenção nos conectores de rede

Para manutenção dos conectores de rede, encaminhe a solicitação ao setor de TI da UFES em https://atendimento.ufes.br, especificando o laboratório e os problemas encontrados.

Qual é o procedimento para solicitação de compras?

Para solicitar uma compra, é necessário preencher o formulário de solicitação e enviá-lo ao setor de compras.

Como posso solicitar manutenção de bens?

A solicitação de manutenção de bens deve ser feita pelo sistema de gestão patrimonial.

Quando abre solicitação de matricula?

Consulte o calendário acadêmico da UFES.

Falar com atendente

Acesse nosso chat para falar com um atendente humano: https://chat.google.com/room/AAAAHqHLj6c

Falar com um humano

Acesse nosso chat para falar com um atendente humano: https://chat.google.com/room/AAAAHqHLj6c

Quero atendimento humano

Acesse nosso chat para falar com um atendente humano: https://chat.google.com/room/AAAAHqHLj6c

Como acessar a pasta compartilhada?

Procurar a aplicação Executar no menu do Windows ou pressionar as teclas simultaneamente Windows + R e digitar \\arquivos

Como acessar o chat de suporte da DTIN no Google?

Acesse nosso chat para falar com um atendente humano: https://chat.google.com/room/AAAAHqHLj6c

Como faço para solicitar diárias/passagens

Informações e procedimentos necessários para solicitação de diárias no âmbito do Ceunes/Ufes:
- Autuação de Documento Avulso no Sistema de Protocolo da Ufes, Lepisma;
- Preencher, assinar e anexar no Documento Avulso os formulários de solcitação de diárias, e os documentos previstos no Artigo 17, da Portaria Nº 90, de 10 de fevereiro de 2020;
- Encaminhar o Documento Avulso para autorização da chefia imediata, e posterior envio para crivo e autorização da Direção do Ceunes/Ufes.
- Você poderá encontrar essas e outras informações na página: https://gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/procedimentos-necessarios...

O que você sabe responder?

Sou especializado em responder perguntas frequentes relacionadas a UFES sobre a Diretoria de Suporte Administrativo - DSAN.

Como realizar a prestação de contas de diárias e passagens?

Após a viagem, no prazo máximo de até 05 (cinco) dias úteis de seu retorno é necessário prestar contas da viagem realizada, sob pena de ficar impossibilitado de receber novas concessões até que a pendência seja regularizada junto ao SCDP.Para isso, é necessário anexar ao processo os seguintes documentos:

1. Bilhete de passagem aérea e/ou rodoviária;
2. Certificado de participação do evento ou atestado de participação;
3. Declaração da empresa de transporte (quando for o caso);
4. Relatório de Viagem (Anexo VI da PORTARIA nº 90, de 10 de fevereiro de 2020) devidamente preenchido e assinado;
5. Recibo de check-in emitido digitalmente pela companhia aérea ou declaração fornecida pela mesma (quando for o caso);
6. Outros que se aplicarem à situação.

Assim que anexados ao processo, este deve ser enviado à DCFN para baixa no SCDP e posterior arquivamento.

Procedimentos, formulários, dúvidas e orientações estão disponíveis em:
https://gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/procedimentos-necessarios...

Onde encontrar informações sobre diárias?

Procedimentos, formulários, dúvidas e orientações estão disponíveis em:
https://gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/procedimentos-necessarios...

Onde encontrar os formulários necessários para solicitação de diárias/passagens?

Procedimentos, formulários, dúvidas e orientações estão disponíveis em:
https://gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/procedimentos-necessarios...

Como entrar em contato com o setor DCFN (Divisão de Contabilidade e Finanças)?

E-mail institucional do setor: dcfn.ceunes [at] ufes.br
Telefones de contato: 3312-1517 e 3312-1518

Demais informações acesse o site: https://www.gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/apresentacao

Qual é o horário de funcionamento do setor DCFN (Divisão de Contabilidade e Finanças)?

Demais informações acesse o site: https://www.gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/apresentacao

Como solicitar pagamento de nota fiscal a fornecedor?

Informações sobre pagamento de notas fiscais a fornecedor entrar em contato com a DCFN (Divisão de Contabilidade e Finanças)
E-mail institucional do setor: dcfn.ceunes [at] ufes.br
Telefones: 3312-1517 e 3312-1518
Demais informações acesse o site: https://www.gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/apresentacao

Como solicitar pagamento de ajuda de custos à estudante?

Cabe à Secretaria Única de Graduação – SUGRAD/CEUNES instruir devidamente o processo digital, encaminhar para análise e aprovação da Direção do Ceunes, que se estiver de acordo, remeterá o mesmo à DCFN (Divisão de Contabilidade e Finanças) para efetivação do pagamento.

Informações sobre pagamento de ajuda de custos à estudantes entrar em contato com a DCFN (Divisão de Contabilidade e Finanças).
E-mail institucional: dcfn.ceunes [at] ufes.br.
Telefones: 3312-1517 e 3312-1518.
Demais informações acesse o site: https://www.gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/apresentacao

Informaçoes sobre os produtos químicos controlados?

Acesse: https://drm.saomateus.ufes.br/produtos-quimicos-controlados

Como ativar login?

Orientações para o uso do Login único e Senha única no Campus São Mateus:
- Para acessar o computador institucional utilizando seu usuário único e senha única, será necessário realizar a ativação no endereço: https://atendimento.saomateus.ufes.br/senha.
- Caso precise utilizar o SIE Remoto, será necessário ativar seu login por meio do endereço: https://senha.ufes.br/site/ativaDominio.
- Obs.: Toda vez que alterar sua senha única, deverá repetir o processo de ativação.

Senha para usar computador?

Orientações para o uso do Login único e Senha única no Campus São Mateus:
- Para acessar o computador institucional utilizando seu usuário único e senha única, será necessário realizar a ativação no endereço: https://atendimento.saomateus.ufes.br/senha.
- Caso precise utilizar o SIE Remoto, será necessário ativar seu login por meio do endereço: https://senha.ufes.br/site/ativaDominio.
- Obs.: Toda vez que alterar sua senha única, deverá repetir o processo de ativação.

Recolhimento de bens?

Para solicitar o recolhimento de bens permanentes, por favor, consulte o manual disponível no seguinte endereço: https://drm.saomateus.ufes.br/manuais-0.

Como realizar devolução de diárias e passagens?

No que se refere à devolução de diárias e/ou passagens, o Proposto ficará obrigado, no prazo de até 5 (cinco) dias da sua não realização, a restituir à Instituição os valores correspondentes às despesas não realizadas, verificadas as etapas a seguir:
1. Encaminhar o Documento Avulso à DCFN – Divisão de Contabilidade de Finanças – Setorial Norte, informando a não realização da viagem e solicitando a emissão de GRU para devolução dos valores recebidos.
2. A GRU será emitida pela DCFN e encaminhada ao Proposto para pagamento. A devolução deverá ocorrer através do pagamento da GRU.
3. Após o pagamento da GRU, o proposto deverá anexar ao Documento Avulso o comprovante de pagamento e encaminhá-lo à DCFN para registro da prestação de contas no SCDP.
Demais informações acesse o site:
https://gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/apresentacao

Como realizar a devolução de ajuda de custo à estudante?

No que se refere à devolução de ajuda de custo à estudante, o aluno deverá restituir à Instituição os valores correspondentes ao auxílio financeiro não utilizado, verificadas as etapas a seguir:
1. O estudante deverá comunicar à Secretaria Única de Graduação – SUGRAD/CEUNES a não utilização do auxílio financeiro recebido. A SUGRAD/CEUNES encaminhará o Processo Digital à DCFN – Divisão de Contabilidade de Finanças – Setorial Norte, informando a não utilização do auxílio financeiro e solicitará a emissão de GRU para devolução dos valores recebidos.
2. A GRU será emitida pela DCFN e encaminhada à SUGRAD/CEUNES para envio ao estudante. A devolução deverá ocorrer através do pagamento da GRU.
3. Após o pagamento da GRU, o estudante deverá enviar o comprovante de pagamento à SUGRAD/CEUNES, que irá anexá-lo ao Processo Digital e encaminhará à DCFN para registro da devolução.
Demais informações acesse o site:
https://gestaoadministrativa.saomateus.ufes.br/apresentacao

 

 

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